Pular para o conteúdo
Pesquisar
Close this search box.
agência de seo

JivoChat: O que é, recursos, benefícios e como instalar

  • BW360 

O Jivochat é uma ferramenta de comunicação omnichannel que pode ser facilmente integrada em vários canais, incluindo websites, e-commerce, aplicativos e redes sociais, como o Facebook. Com sua integração com o WordPress, permite que proprietários de sites implementem o chat ao vivo em seus sites em apenas alguns minutos, melhorando a experiência do usuário e aumentando as chances de conversão.

Continue a leitura para saber como o Jivochat pode ajudar a aumentar as conversões do deu site ou loja virtual?

O que é o Jivochat?

É uma plataforma de chat ao vivo que permite que empresas de todos os tamanhos se comuniquem com seus clientes em tempo real. Ele pode ser integrado em um site em wordpress ou joomla, aplicativo móvel, Facebook, Instagram,  Whatsapp e Telegram para que os visitantes possam facilmente iniciar uma conversa com um agente da empresa.
 
Com esta ferramenta robusta, as empresas podem oferecer suporte ao cliente imediato, respondendo às perguntas dos clientes em tempo real, ajudando a solucionar problemas e até mesmo fornecendo assistência para finalizar uma compra. Além disso, permite que as empresas proativamente iniciem uma conversa com os visitantes do site, usando gatilhos para iniciar a conversa com base em ações específicas do visitante, como o tempo gasto em uma página, por exemplo.

Principais funcionalidades

São inúmeras as funcionalidades que a ferramenta oferece para aprimorar o atendimento, e consequentemente, aumentar as conversões da sua empresa. Vamos conhecer estas funções com detalhes!

Compatibilidade com as redes sociais

Quando se trata de compatibilidade com as redes sociais, o JivoChat é uma ótima opção, pois permite a integração com diversas plataformas populares, incluindo:

  • Instagram: Com o JivoChat integrado, seus seguidores podem contatá-lo instantaneamente pelo aplicativo Messenger, sem a necessidade de sair do Instagram.
  • Facebook: A integração permite que seus visitantes entrem em contato com sua equipe de suporte de maneira imediata, proporcionando uma experiência de usuário melhor e aumentando suas chances de conversão.
  • Telegram: Com a integração, seus usuários poderão iniciar uma conversa com sua equipe de suporte de forma direta e rápida, sem precisar procurar por outras formas de contato.
  • Viber: Com a integração, seus visitantes poderão contatá-lo diretamente pelo chat em tempo real, tornando a experiência do usuário mais agradável e aumentando suas chances de conversão.
  • Apple Business Chat: A integração permite que seus clientes entrem em contato com sua equipe de suporte pelo chat de forma imediata e direta, sem precisar procurar por outras formas de contato. Isso demonstra que sua empresa está sempre atualizada com as mais recentes tecnologias, enquanto melhora a experiência do cliente.

Além disso, o JivoChat também possui uma integração com o Zapier, que permite que os usuários conectem a ferramenta a mais de 2.000 aplicativos, incluindo outras redes sociais e plataformas populares de e-commerce.

Telefonia Jivochat

O sistema de telefonia presente no Jivochat, permite que você faça e receba chamadas e envie SMS através do Jivochat.

Uma das suas principais características, é que o Jivochat possui todos os recursos de um PBX virtual. É isso mesmo, ele possui todos os recursos que a sua empresa precisa para atender clientes mais rapidamente e fechar mais negócios, e consequentemente, aumentar as suas vendas.

Principais recursos do sistema de telefonia Jivochat

  • Armazenamento de dados de clientes
  • Distribuição de chamadas
  • Ligações no app mobile
  • Ligações para mais de 50 países
  • Saudação de voz
  • Encaminhamento de chamadas

Você poderá enviar e receber mensagens SMS através do Jivochat

No mundo atual, onde as pessoas trabalham incansavelmente, parar para atender um telefonema não seria algo tão fácil. É por este motivo é que as mensagens de texto são ideais para a comunicação com seus clientes, dentre os principais motivos estão:

  • Envio de mensagens de texto de forma simples e rápida
  • Compartilhamento de informações com clientes
  • Envio de anúncios e detalhes das negociações
  • Iniciar um novo contato

Call Back

Com o sistema callback da jivochat, você estará mais próximo ao seu cliente.

Este sistema é impressionante, pois, dá aos seus visitantes a possibilidade de iniciar uma conversa por telefone rapidamente, ou seja, em menos de 30 segundos. Você poderá solicitar o número do telefone e interagir imediatamente.

Principais características do sistema callback do Jivochat:

  • Receba informações detalhadas sobre quem está ligando
  • Converse por telefone e chat ao mesmo tempo
  • Por promover uma melhor experiência ao cliente, aumenta suas chances de fechar vendas diretamente pelo telefone
  • Receba ligações: No aplicativo do celular, no aplicativo do computador e em telefones SIP

O Callback funciona  24hs , 7 dias por semana

Caso os operadores não puderem responder no momento do contato, por estarem em atendimento ou indisponíveis, o formulário de Callback irá perguntar ao cliente qual é o melhor horário para contatá-lo novamente.

No horário marcado, o sistema conectará o cliente e o operador automaticamente.

Avaliações sobre o atendimento prestado

O JivoChat permite avaliações sobre o atendimento por meio da funcionalidade de avaliação de chat, que permite que os clientes avaliem a qualidade do serviço prestado após uma conversa com um agente.

Quando um chat é encerrado, é exibida uma janela pop-up para o cliente com uma solicitação para avaliar o atendimento. O cliente pode atribuir uma classificação com base em sua experiência, geralmente em uma escala de 1 a 5 estrelas, e deixar um comentário opcional.

Os resultados das avaliações são exibidos no painel de controle do JivoChat, onde os administradores e supervisores podem analisar a qualidade do atendimento de seus agentes e identificar oportunidades de melhoria. Esses dados também podem ser usados para treinamento e desenvolvimento de habilidades de atendimento ao cliente.

Chat ao vivo em tempo real:

Com o chat ao vivo do JivoChat, empresas podem se comunicar com seus clientes em tempo real. Os visitantes do site podem iniciar uma conversa com um agente da empresa e obter ajuda imediata para suas dúvidas ou problemas.

Respostas automáticas:

O JivoChat permite que as empresas criem respostas automáticas para perguntas frequentes dos clientes. Isso ajuda a reduzir o tempo de resposta e a melhorar a eficiência do suporte ao cliente.

Análises de desempenho:

O JivoChat oferece análises de desempenho detalhadas que permitem que as empresas monitorem a eficácia de suas comunicações com os clientes e identifiquem áreas de melhoria.

Gatilhos de chat:

Com os gatilhos de chat, empresas podem proativamente iniciar uma conversa com os visitantes do site com base em ações específicas do visitante. Isso ajuda a melhorar as taxas de conversão e a fornecer um atendimento ao cliente mais proativo.

Integração com aplicativos:

O JivoChat pode ser integrado com vários aplicativos de desktop e mobile, como o Slack, para que as empresas possam receber notificações de chat em tempo real e responder a perguntas dos clientes rapidamente.

jivochat
Fonte: JivoChat

Jivo Teams

O Jivo teams é um recurso do Jivochat que permite que sua equipe converse entre si, com o máximo de segurança!

Diferente dos apps de mensagens convencionais onde as conversas ficam gravadas nos próprios celulares do colaboradores, podendo assim, comprometer os dados sigilosos da empresa, no Jivoteams as mensagens ficam gravadas em servidores seguros, e mais, você terá todo o controle de quem poderá acessar essas mensagens. Outra grande vantagem do Jivoteams, é que mesmo que o seu celular seja roubado, seus dados continuarão seguros.

Outras características importantes:

  • Gerenciador de permissões de acesso
  • Grupos ilimitados
  • Suporte para múltiplas plataformas
  • Configurações de notificações
  • Transferência de arquivos
  • Menções
  • Gifs e Emogis

E-mail

Um suporte via e-mail extremamente rápido, é uma das principais características do envio e recebimento de e-mails do Jivochat, além disso, você não terá mais a necessidade ter que utilizar um aplicativo de e-mails, pois, poderá enviar e receber mensagens diretamente do Jivochat.

Todas as mensagens organizadas num só local!

Você poderá ativar o encaminhamento de e-mail da sua empresa para o Jivochat. Esta integração irá aumentar a produtividade da sua equipe, pois, todas as mensagens e chats serão direcionadas para uma mesma caixa de entrada.

Os seus clientes ficarão impressionados com a versatilidade e rapidez de atendimento da sua equipe.

Confira outras características deste recurso:

  • Veja o tempo de resposta melhorar drasticamente
  • Simplicidade na comunicação
  • E-mails, chats e ligações são organizados dentro de um só arquivo de conversa – não há risco de erros por falta de comunicação
  • A carga de trabalho é distribuída uniformemente entre os operadores
  • E-mails e chats são enviados à caixa de entrada de operadores delegados. O primeiro a aceitar a conversa realiza o atendimento ao cliente. Essa abordagem garante tempos de resposta mais rápidos e uma maior eficiência.
  • Assim como chats, os recursos de transferência e conferências também estão disponíveis durante o tratamento de e-mails
  • Nenhum email passará despercebido
  • Monitore a performance de seus operadores com métricas e estatísticas.

Principais vantagens

Usar o JivoChat para se comunicar e oferecer suporte aos clientes, pode oferecer algumas vantagens como:

Melhora na experiência do cliente: 

Com o chat ao vivo, as empresas podem fornecer um atendimento ao cliente excepcional em tempo real, ajudando a solucionar problemas e responder a perguntas dos clientes de forma imediata. Isso pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a satisfação do cliente com a empresa.

Aumento nas taxas de conversão: 

Com os gatilhos de chat, as empresas podem proativamente iniciar uma conversa com os visitantes do site com base em ações específicas do visitante, como o tempo gasto em uma página ou o abandono do carrinho de compras. Isso pode aumentar as taxas de conversão e ajudar as empresas a vender mais produtos ou serviços.

Maior eficiência no atendimento ao cliente: 

O JivoChat permite que as empresas criem respostas automáticas para perguntas frequentes dos clientes. Isso ajuda a reduzir o tempo de resposta e melhorar a eficiência do suporte ao cliente.

Principais desvantagens

Embora o JivoChat tenha diversas vantagens em relação a outras ferramentas de atendimento ao cliente, há algumas desvantagens a serem consideradas. Abaixo estão algumas desvantagens. Confira!

Necessidade de internet: 

Por ser uma ferramenta baseada na web, significa que é necessário ter uma conexão com a internet para usá-lo. Se a conexão com a internet for lenta ou instável, isso pode afetar a qualidade do atendimento ao cliente.

Custo: 

Embora ofereça uma versão gratuita, as funcionalidades mais avançadas exigem uma assinatura paga. Isso pode tornar uma opção cara para empresas menores ou com orçamentos limitados.

Dificuldade em configurar: 

Algumas empresas podem achar que a configuração inicial pode ser um pouco complicada, especialmente se não tiverem muita experiência em tecnologia. No entanto, o JivoChat oferece suporte técnico para ajudar as empresas a configurar a ferramenta.

Conecte seu Jivochat ao Instagram

Planos oferecidos

Atualmente a empresa oferece dois planos principais, o plano básico e o profissional, e também, o módulo do instagram.

Plano básico

O plano básico do JivoChat é projetado para pequenas empresas que desejam implementar um canal de atendimento ao cliente eficiente e prático. Algumas das funcionalidades incluídas no plano básico são:

  • Custo: A versão básica é gratuita, para utilizar, basta criar um cadastro na plataforma.
  • Recursos: Os recursos são limitados, mas assim que se cadastrar, você terá o plano profissional liberado por 14 dias.
  • Atendimento ao vivo: permite que os agentes conversem com os clientes em tempo real, através de um chat na página web ou aplicativo.
  • Histórico de conversas: todas as conversas são registradas no sistema, o que permite que os agentes possam acessar o histórico de conversas do cliente, ajudando a personalizar o atendimento e entender melhor as necessidades dos clientes.
  • Integração com e-mail: é possível integrar o e-mail da empresa ao JivoChat, permitindo que as mensagens recebidas sejam encaminhadas para o chat, facilitando a centralização das informações.
  • Personalização do chat: o plano básico permite personalizar o chat com o logo e as cores da empresa, o que ajuda a criar uma experiência de atendimento mais consistente e profissional.
  • Aplicativo móvel: o JivoChat possui um aplicativo móvel que permite que os agentes conversem com os clientes em qualquer lugar, a qualquer momento.
  • Operadores: Neste plano é possível criar até 5 contas de operadores.

Essas são algumas das funcionalidades disponíveis no plano básico do JivoChat, que oferece uma solução acessível e eficiente para empresas que desejam melhorar o atendimento ao cliente.

Plano Profissional

O plano profissional do JivoChat oferece recursos adicionais para empresas que desejam expandir seu canal de atendimento e aprimorar a experiência do cliente. Algumas das funcionalidades incluídas no plano profissional são:

  • Custo: A versão profissional tem um custo de R$ 49,00 por mês no plano anual por operador.
  • API para desenvolvedores: o plano profissional oferece acesso à API do JivoChat, permitindo que desenvolvedores possam personalizar e integrar o chat ao website ou aplicativo da empresa.
  • Transferência de arquivos: com essa funcionalidade, é possível compartilhar arquivos com os clientes durante a conversa, o que ajuda a melhorar a comunicação e o entendimento das necessidades do cliente.
  • Departamentos: o plano profissional permite que a empresa crie diferentes departamentos de atendimento ao cliente, o que facilita a organização das conversas e ajuda a direcionar os clientes para o agente mais adequado para atender sua necessidade.
  • Mensagens pré-definidas: essa funcionalidade permite criar mensagens pré-definidas para agilizar o atendimento ao cliente e melhorar a experiência do usuário.
  • Monitoramento de visitantes: o plano profissional inclui recursos de monitoramento de visitantes, que permitem que os agentes visualizem informações sobre a navegação dos clientes no website, o que ajuda a entender suas necessidades e melhorar o atendimento.
  • Chatbot: com o plano profissional, a empresa pode configurar um chatbot personalizado, capaz de responder automaticamente às perguntas mais frequentes dos clientes, liberando os agentes para se concentrarem em questões mais complexas.
  • Integração com redes sociais: o plano profissional oferece integração com as principais redes sociais, permitindo que a empresa possa se comunicar com seus clientes através desses canais.

Essas são algumas das funcionalidades adicionais disponíveis no plano profissional do JivoChat, que oferece uma solução completa e eficiente para empresas que desejam aprimorar seu atendimento ao cliente.

Como instalar o Jivochat no Android?

  • Abra a Google Play Store no seu dispositivo Android.
  • Na barra de pesquisa, digite “JivoChat” e pressione o botão de pesquisa.
  • Selecione o aplicativo “JivoChat: Chat ao Vivo para Sites e Aplicativos”.
  • Clique no botão “Instalar” para baixar e instalar o aplicativo.
  • Após a instalação, abra o aplicativo e faça login na sua conta do JivoChat.
  • Se você ainda não tem uma conta, crie uma nova conta no site do JivoChat e faça login no aplicativo.
  • Selecione o website ou aplicativo que deseja usar o JivoChat e aguarde o carregamento.
  • O JivoChat agora está pronto para ser usado no seu dispositivo Android.
  • Ao seguir esse passo a passo, você será capaz de instalar o JivoChat no seu dispositivo Android e começar a utilizar seus recursos para atender seus clientes de forma rápida e eficiente.

Como instalar o Jivochat no IOS?

  • Abra a App Store no seu dispositivo iPhone.
  • Na barra de pesquisa, digite “JivoChat” e pressione o botão de pesquisa.
  • Selecione o aplicativo “JivoChat: Live Chat for Websites and Apps”.
  • Clique no botão “Obter” para baixar e instalar o aplicativo.
  • Após a instalação, abra o aplicativo e faça login na sua conta do JivoChat.
  • Se você ainda não tem uma conta, crie uma nova conta no site do JivoChat e faça login no aplicativo.
  • Selecione o website ou aplicativo que deseja usar o JivoChat e aguarde o carregamento.
  • O JivoChat agora está pronto para ser usado no seu dispositivo iPhone.

Ao seguir esse passo a passo, você será capaz de instalar o JivoChat no seu dispositivo iPhone e começar a utilizar seus recursos para atender seus clientes de forma rápida e eficiente.

Como instalar o Jivochat no WordPress?

Existem várias formas de instalar chat no WordPress. Vamos mostrar as duas mais utilizadas, instalando o plugin oficial e via Google Tag Manager. Neste momento é importante salientar que para realizar estas instalações, você deverá ter uma conta ativo na plataforma do Jivochat, caso ainda não tenha, clique aqui e crie agora!

Instalação via plugin

  • Acesse o painel administrativo do seu site WordPress.
  • Na barra lateral, selecione a opção “Plugins” e clique em “Adicionar novo”.
  • Na barra de pesquisa, digite “JivoChat” e pressione o botão de pesquisa.
  • Selecione o plugin e clique em “Instalar agora” e em seguida em “Ativar”.
  • Insira o código do JivoChat fornecido em sua conta na área de configurações do plugin.
  • Salve as alterações e o chat ao vivo já estará disponível em seu site WordPress.

Instalação via Google Tag Manager

  • Faça login na sua conta do Google Tag Manager.
  • Crie uma nova tag clicando em “Adicionar uma nova tag”.
  • Nomeie a tag como “Chat”.
  • No campo “Tag de configuração”, selecione “Custom HTML”.
  • Copie o código do JivoChat fornecido em sua conta.
  • Cole o código na área “Custom HTML” e clique em “Salvar”.
  • Selecione o acionador desejado. Recomendamos o acionador “Todas as páginas”.
  • Clique em “Salvar” para finalizar a criação da tag.
  • Publique a tag clicando em “Enviar”.
  • Acesse o painel administrativo do seu site WordPress.
  • Instale o plugin do Google Tag Manager no seu site.
  • Insira o código do Google Tag Manager fornecido em sua conta na área de configurações do plugin.
  • Salve as alterações e atualize o seu site.
  • O chat ao vivo do JivoChat já estará disponível em seu site WordPress.

Ao seguir esses passos, você será capaz de instalar o chat no seu site WordPress via Tag Manager, permitindo que você ofereça atendimento ao vivo aos visitantes do seu site.

Perguntas frequentes

Conclusão

Em conclusão, o JivoChat é uma ferramenta de chat ao vivo extremamente útil para empresas que desejam melhorar a comunicação com seus clientes e aumentar a satisfação do cliente. Com sua interface fácil de usar, recursos personalizáveis e integrações de terceiros, permite que as empresas se comuniquem com seus clientes em tempo real, fornecendo suporte e informações úteis que podem melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.

Além disso, oferece relatórios detalhados e análises que podem ajudar as empresas a entender melhor o comportamento do cliente e melhorar seus processos de atendimento ao cliente. Em resumo, é uma ferramenta poderosa que pode ajudar as empresas a fornecer um serviço ao cliente excepcional e aumentar sua vantagem competitiva.

Fontes:
Oficina da Net
JivoChat